Projeto fictício proposto pelo designer Marcelo Kimura no Desafio Kimura.
Mariana Villas Boas é uma advogada autônoma, apesar de pouco tempo no mercado, desde a infância teve o gosto de resolver conflitos. Seu segmento principal é na área de Direito das Famílias e Direitos Humanos voltadas para as mulheres.
Para ela o poder de mediar conflitos juntamente com métodos de maneira construtiva de conversação oferece as pessoas algo a mais do que apenas o judiciário. Algo fora do padrão tradicional e é o que diferencia sua marca.
Mariana é uma grande transformadora dos padrões da advocacia, sua distinção não é apenas na forma de comunicação, mas também com a sincronia em sua crença, que lhe ajuda a tomar bons resultados.
Como uma grande apreciadora da filosofia hinduísta, apresenta um caminho para a verdade e leva consigo o Dharma, uma lei cósmica que governa a natureza e a vida. E também é a personificação da lei e da justiça.
Desafio:
Advocacia é um ambiente conservador e padronizado. Entretanto esse ambiente vem se inovando e aderindo a novos meios. Mariana manifesta a advocacia de uma forma inovadora, buscando a conversação e Mediação de conflitos, trazendo a sua crença como um importante pilar nas decisões.
Surge, assim, o desafio de relacionar esses conceitos com uma marca forte e confiável, transmitindo mais credibilidade a Mariana e apoderando as pessoas a resolverem seus conflitos.
Solução:
Fugindo totalmente das marcas e referências da advocacia, busquei alinhar sua filosofia a marca, manifestando seus métodos de resolução de conflitos e integrando três principais pilares: Hinduísmo, pessoas e confiabilidade.
Uma marca humana que preza pelos direitos de cada um, ao mesmo tempo tornando-se leve e aconchegante, deixando um ar mais orgânico em suas formas. Uma marca diferente mas não estranha, sabendo se comunicar com seu público.
Pessoas: O conceito mais importante quando se relaciona a marca de Mariana, seu principal objetivo como advogada é resolver e transformar conflitos em uma comunicação não violenta. Buscando oferecer caminhos para um bom desfecho, pessoas são a base e o resultado de seu trabalho.
Lótus: A flor de Lótus representa o florescer, despertar, mesmo em meio às impurezas externas ela desabrocha a partir da lama sem deixar se contaminar por ela, encontrando a luz do Sol, não importa as circunstâncias.
Dharma: Personificação da lei e da justiça, que governa a natureza e a vida; conjunto de regras universais como a verdade e a bondade. Caso o indivíduo viva o presente e em harmonia com a lei natural, vai alcançar a libertartação do Saṃsāra.
Om ou Aum: É o símbolo mais conhecido do Hinduísmo, ele representa um som/sílaba sagrada, comumente entoado no início da maioria dos mantras. Da mesma forma que o branco é formado pela união de todas as faixas de luz, Om é a união de todos os sons.
É dito que a sílaba representa também três divisões do Tempo: estado de vigília, estado de sonho, estado de sono profundo.